Um Sítio...Joaquim Vairinhos

Um Sítio...Joaquim Vairinhos
Poesia, Prosa e Música.

sexta-feira, 29 de junho de 2018


Para não cair na tentação de esquecer,

vendo e ouvindo Portas na televisão
os deuses estão loucos
o homem não é parvo
sabe que precisa de nos enganar
não nos fazendo de parvos
mas querendo que o sejamos,


interrogo-me : devo estar meio louco
já o fiquei quando Natália partiu
e sofri quando Florbela me enganou


o que me consola são acordes do concerto
l’estro armonico de Vivaldi
ou deveria estar correndo pela
via do infante desafiando
ou bebendo cerveja às oito da manhã
com peixe frito
pastando meu olhar não dormido
ali no mar bem perto


penso que sou um homem comum
com pancadas românticas pela Sofia
pela Florbela e por aquela que deputou
a ilustre Natália


conheci outras dormi com elas
no meu travesseiro
bebi-lhes o sangue verde
o suor do preconceito nos
intervalos dos seus versos e
como cavei na horta da Teresa,


eis que Portas desabafa :
é preciso apresentar qualquer coisa
que permita uma sétima avaliação da troika
positiva


aqui enlouqueço
vamos na sétima charingadela do povo
sem tirar de cima
conheci muitas e penso
como estarão agora


lembro Bukowski
neste instante eles estão charigando
outros desgraçados


vejo Portas na tv
parece um franciscano
discursando sua teologia
de libertação dos pensionistas
anunciando aos portugueses
tenham calma : sou o papa deste
governo…


e aqui não sei para onde correr
se subir à montanha
da mãe soberana ou se
enlouquecer.
joaquim vairinhos, in "...tanta coisa para dizer..."
foto tvi

Nenhum comentário:

Postar um comentário