Um Sítio...Joaquim Vairinhos

Um Sítio...Joaquim Vairinhos
Poesia, Prosa e Música.

domingo, 10 de junho de 2018


quando nasci não sabia ao que vinha(l)
terra sem doutores
com uma bisavô muito fina
pai na guerra nos Açores 
uma curiosa parteira Serafina
e mãe a gritar com dores
vai passar dizia a bisa
isso não faz mal
eu nada entendia...nada via
nada sabia mas que mãe gritava
sentia
a coisa ficou torta quando
me puxaram pela cabeça
escorreguei
agarraram-me pelos pés
nada mal...um bom rapaz
e vá de me dar palmadas
até que porra
comecei a berrar
tinha nascido nada mal
um mancebo em Portugal
com a benção de Deus
numa humilde casa
no centro de Loulé
só vim a saber que estava
em Portugal quando os adultos
se calavam à minha chegada
quando meu vizinho mais querido
foi preso de madrugada
quando minha mãe ficava em casa
enquanto meu pai votava
quando minha bisa
me avisava : evita esse teu amigo
mas era do Frank, húngaro,
que eu mais gostava...
Joaquim Vairinhos, in "Confissões".

Nenhum comentário:

Postar um comentário