Um Sítio...Joaquim Vairinhos

Um Sítio...Joaquim Vairinhos
Poesia, Prosa e Música.

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2019

quando nasci não sabia ao que vinha(l)

terra sem doutores
com uma bisavô muito fina
pai na guerra nos Açores
uma curiosa parteira Serafina
e mãe a gritar com dores

vai passar dizia a bisa
isso não faz mal

eu nada entendia...nada via
nada sabia
mas que mãe gritava sentia

a coisa ficou torta
quando me puxaram pela cabeça
escorreguei
agarraram-me pelos pés

nada mal...um bom rapaz
e vá de me dar palmadas
até que ...porra !
comecei a berrar

tinha nascido nada mal
um mancebo em Portugal
com a benção de Deus
numa humilde casa
no centro de Loulé

só vim a saber que estava
em Portugal :
- quando os adultos
se calavam à minha chegada

- quando meu vizinho mais querido
foi preso de madrugada

- quando minha mãe ficava em casa
enquanto meu pai votava

- quando minha bisa
me avisava : evita esse teu amigo

mas era do Frank, húngaro,
judeu
que eu mais gostava...

Joaquim Vairinhos, in "Confissões".

Nenhum comentário:

Postar um comentário